quarta-feira, 13 de março de 2013

TAPETES

A seguir iremos falar de várias características que distinguem cada tapete.
TIPOS DE MATERIAIS
• Viscose
Fibra muito utilizada na confecção de tapetes principalmente os de origem Belga (atualmente temos 11 linhas deste tipo desde o mais básico como a linha Venus até o top de linha como o Tiffany).
Alem de coleções como a Carol de origem egípcia e Mandala de origem turca.
Esta fibra proporciona ao tapete maciez e brilho. Também muito utilizada na fabricação de roupas, antes de ser utilizada na fabricação de tapetes era usada em tecidos para forração de sofás e com o passar dos anos os teares foram sendo adaptados para fabricar tapetes.
A viscose é uma fibra feita de cascas de madeira misturada a outras soluções químicas formam o rayon de viscose que tem aspecto da seda com um preço muito mais acessível.
Tapetes belgas é a porta de entrada da nossa coleção, pode ser vendido em lojas de pequeno porte até lojas especializadas em tapetes, dependendo do tipo de publico teremos sempre uma linha a oferecer.
• Polipropileno
Este tipo de plástico também conhecido por PP é muito resistente e versátil pode ser tingido por isso é muito utilizado na fabricação de carpetes e tapetes.
O processo de lavagem é simples e a relação custo beneficio é muito boa.
Hoje temos varias coleções com esta composição, desde a linha Egípcia Primo até coleções de maior valor agregado como a linha Royalty.
• Poliéster
Fibra sintética de alta resistência e durabilidade alem de ótima fixação de cores e brilho utilizada principalmente na linha Silk e Mix Shaggy Chinês.
Hoje já temos tapetes belgas feito em poliéster é o caso da linha Fibressa, a vantagem em relação à viscose é maior durabilidade, brilho e secagem mais rápida.
• Poliamida ou Nylon
Esta fibra tem boa durabilidade alem de boa aceitação ao tingimento,também é mais macia que o polipropileno, a desvantagem deste material para os demais é o custo que bem mais elevado .
As nossas linhas Kitchen,Bem Vindo,Flowers e Infantil,Moderno são feitos com esta fibra.
• Algodão
Fibra 100% natural utilizada para diversos fins por suas qualidades de suavidade e absorção.
A durabilidade é menor que as fibras sintéticas alem de um custo mais elevado.
No nosso segmento é utilizada principalmente na fabricação de tapetes felpudos .Esta fibra está presente nas nossas coleções de tapetes indianos como a linha Cottom India.
Outras Fibras naturais
Temos ainda a Juta, Lã, Bambu, Banana, Seda que sozinhas ou misturadas a outras fibras podem ser utilizadas na fabricação de tapetes.
Dentro da nossa coleção temos a linha Hemp que contem algumas destas fibras.
• Lã
A lã é uma das fibras mais antigas a ser utilizadas pelo homem desde que ele começou a domesticar seus animais, é extraída através da tosquia das ovelhas.
É resistente a chamas e altamente durável alem de absorver facilmente qualquer tingimento,também tem alto poder de umidade de maneira a não encharcar.
Desde os primeiros tapetes feitos na Pérsia a lã sempre já era utilizada, na nossa linha encontramos em varias coleções como a linha Kilim,Uni Cotelê.
A origem da Lã garante a qualidade do produto, podemos encontrar de varias origens como a Indiana, Argentina sendo que a melhor é a vinda da Nova Zelândia.
TIPOS DE FIOS E TRAMAS
Agora vamos falar um pouco dos fios e tramas que são feitos os nossos tapetes:
• Tipo Shaggy
A tradução desta palavra para o português quer dizer "peludo", ou seja, isto nos faz lembrar toda linha de pelo alto, desde os confeccionados com o polipropileno como a linha Egípcia Nuance,Aqua , Spectra,Brilliant, também com poliéster da linha Silk e Mix Chineses , Borboleta,Dune Indianos,Loft de origem belga.
• Tipo heatset
Um processo de alto aquecimento e torção tornam este fio altamente resistente e compacto,dificultando inclusive a penetração de sujeira.
Quanto maior o numero de pontos por m² melhor será a definição de cores desenhos.
Um tapete como a linha Atlanta (cerca de 200.000 pontos por m²),tem menos peso e definição. Já a linha Royalty (1.500.000 pontos por m²) o top da nossa coleção, é mais durável e compacto.
Outras coleções como a linha Turca Marble também são do tipo heatset.
• Tipo frisê
Tapete de fio cortado feito a partir de fibras retorcidas, as fibras são mais grossas e se movem individualmente, são indicados um lugares de alto trafego já que escondem a sujeira e pegadas melhor que outras fibras.
Neste tipo de fio temos as linhas Egípcia Rumba e Sumatra de origem turca.
• Tipo Bouclê
São os nós ancorados que formam este tipo de trama ,podem ser feitos em vários tipos de fibras como o polipropileno que é fácil de limpar,também evitam que pó e sujeira penetrem para dento dos tapetes.
Temos as coleções Primo, Cottage e Desert que possuem estas características.
TIPOS DE ACABAMENTO,TINGIMENTO...
Existem alguns tipos de acabamentos que tornam os tapetes ainda mais bonitos e que por vezes não sabemos explicar qual a diferença entre eles e uma peça comum.
• Carver
O Carver é um processo onde é feito manualmente uma tosquia no tapete,a palavra quer dizer esculpir ou seja os desenhos são talhados por uma pequena maquina que dão maior visibilidade a eles.
Este tipo de acabamento está presente na linha de tapetes turcos Carver Shaggy ,Sumatra.
• Space Die
É um processo de tingimento onde ficam pequenas listras quase imperceptíveis, às peças ficam com um visual envelhecido que caracterizam os verdadeiros tapetes persas.Confira este efeito na linha egípcia Apex.
• Overlock
É o acabamento mais comum feito com fio da mesma cor do tapete tanto nas laterais como nas pontas.
• Barra colada ou Virada
Ao finalizar o tapete sobra uma dobra que é colada dando o acabamento, a vantagem é que não formam pontas deixando o tapete mais aderente ao piso.
• Franja
Esta na maioria dos tapetes da linha clássica é uma característica deste estilo.
DESENHOS E ESTILOS
Já aprendemos um pouco sobre materiais, acabamentos, fios e agora vamos falar dos diferentes estilos que dividem a preferência de nossos clientes:
• Tradicional ou Clássico
São os desenhos que nos lembram os tapetes desde o principio como os tradicionais persas com desenhos florais e medalhões.
O consumidor deste estilo de tapete normalmente é uma casal mais velho e conhecedor das qualidades do produto,com um poder de compra maior,normalmente os tamanhos maiores são mais vendidos.
No mercado da decoração e tapetes há um ciclo onde o clássico tem sempre seu espaço garantido.
Nesta linha temos desde Tapetes Belgas como os Egípcios Ego,Apex,Royalty e outros.
• Modernos ou contemporâneos
Linhas atuais com desenhos geométricos, patchwork,listrados ou lisos com textura caracterizam este estilo de tapetes.
Você vai encontrar varias linhas com este estilo, veja qual o cliente mais se identifica e pronto.
• Aubusom
Na pequena cidade francesa de Aubussom no século 18 surgiu um estilo de artesanato onde o cotidiano da população era retratado com muito romantismo em belíssimas tapeçarias que mais tarde iriam decorar os palácios dos reis e nobres da época.Atualmente este tipo de tapeçaria é feita ainda em teares manuais na China, temos réplica destes materiais que você pode conferir na linha Victoria que não deixa a desejar e não custa uma fração dos verdadeiros.
Você também vai ver este estilo de desenho nas linhas belga e egípcia Casablanca.
• Kelim
Palavra de origem turca que significa dupla face, o kelim surge através de um firme entrelaçamento entre a urdidura (vertical) e a trama (horizontal) que é puxada firmemente para baixo formando o desenho.
Quanto mais complexo o desenho maior habilidade e tempo exigira do artesão que habilmente manipula os fios.
As linhas mais fáceis de fazer são de listras como a Linha Kilim Stripes,já as mais elaboradas requer um tempo maior como o Patchwork e Aubussom e consequente o valor do produto aumenta.
LAVAGEM
Verifique sempre a forma correta de lavagem na etiqueta, todos nossos produtos são etiquetados na origem de acordo com as normas da nossa legislação, com símbolos de lavagem, composição, dados do importador, etc. que dá mais tranquilidade ao cliente em caso de troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário