domingo, 24 de março de 2013

O ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico tem a sua origem nos mosaicos bizantinos. Muito utilizado no período vitoriano para decorar os palácios, as mansões dos nobres e prédios públicos. Difundiu-se na Europa com o surgimento do Portland (cimento), em 1824. Chegou a América do Sul no final do século XIX, e foi importado para o Brasil através de Portugal, da França e da Bélgica.
Moldes de metal e os seus diversos desenhos.
Possui uma fabricação artesanal. Era muito aplicado nas paredes e posteriormente no chão. Seu nome deriva do seu processo de fabricação onde a cura se dá na água e não há o processo da queima. É belo, versátil nas cores e nos desenhos. Podendo ser utilizado em composições clássicas, rústicas ou contemporâneas.
A prensa.



Em formatos quadrados de tamanhos 20 x 20 e espessura variando de 18 a 20 mm, a base de sua fabricação obedece os métodos antigos: é uma placa de cimento, areia, pó de mármore e óxido de ferro. Trabalhado em fôrmas de ferro e com moldes de desenho em metal. Seu uso foi comprometido com a chegada da indústria, mas não perdeu a respeitabilidade. É utilizado até hoje, mostrando assim a sua contemporaneidade.


O processo de manufatura é finalizado em um tanque com água onde se dá a cura do ladrilho hidráulico.
Não há regras na escolha de combinação de desenhos e cores. Suas peças são resistentes, com imperfeições, típicas do manufaturado, dão charme à decoração e devem ser impermeabilizados. Para limpá-los, use apenas pano úmido; sabão neutro e água. Podem revestir cozinhas, banheiros, salas, quartos e áreas externas com infinitas possibilidades de combinação e diferentes padrões, podendo ser florais, geométricos, art nouveau, art déco, desenhos contemporâneos em patchwork ou mosaico.
Foto: Web, Casa Cláudia.
Projeto/foto: Sheyla Sanches e Gisela Rover
O seu uso confere personalidade ao ambiente. Se optar por uma decoração mais leve, opte pelos de tons neutros como o bege, o off-white ou o cinza claro. E, se preferir uma decoração mais ousada, opte por cores diversificadas, com o uso do patchwork e replique uma das cores da composição em outros itens da decoração, como em alguma das paredes ou em objetos decorativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário